7 Sinais que podem indicar câncer de pâncreas

Diabetes de início rápido, comichão na pele ou dor nas costas são sinais que podem indicar câncer de pâncreas. Além do mais, quando se trata de monitorar a saúde pessoal, é importante conhecer os sinais de que algo pode estar errado. Embora seja fácil saber se você tem um resfriado ou uma gripe, porém, muitas doenças mais sérias – como câncer ou outras enfermidades mais graves – podem ser muito mais difíceis de diagnosticar.  Um dos cânceres mais cruciais para ficar de olho é o câncer de pâncreas. Tipicamente diagnosticada em adultos com 41 anos ou mais, e frequentemente entre fumantes ​​e indivíduos obesos, continua sendo uma das formas mais raras de câncer com menos de 200.000 casos nos Brasil a cada ano.

Infelizmente, é um dos mais difíceis de identificar com antecedência e continua incrivelmente difícil de tratar em estágios avançados. O câncer pancreático tardio não tratado normalmente mata em três a quatro meses, de acordo com a Associação Americana de Câncer, e até mesmo o estágio avançado do câncer de pâncreas tratado muitas vezes só prolonga a vida em oito ou nove meses.

Com um olho diligente mantido nos sinais e sintomas, porém, pode ser muito mais fácil identificar esse câncer mais cedo – e quanto mais cedo um indivíduo procurar um profissional médico para obter ajuda, melhor será o resultado provável. Estes são nove dos sinais que devem ser observados; quanto mais sintomas aparecerem simultaneamente, será importante consultar um médico:

Sinais que podem indicar câncer de pâncreas:

sinais que podem indicar câncer de pâncreas

1. Diabetes de início rápido em um adulto previamente saudável:

O câncer de pâncreas afeta o pâncreas, que é uma parte do sistema digestivo que auxilia na manutenção dos níveis de açúcar no sangue e digestão. Portanto, é lógico que, se um adulto saudável – particularmente um que não esteja comendo os tipos de alimentos que causariam diabetes de início rápido – de repente se tornar diabético, provavelmente há algo errado.

O início do diabetes em adultos, particularmente o diabetes tipo 2, não costuma ser um sinal de alerta por si só. Mas, combinado com outros sintomas, pode ser um indicador muito claro de que há mais coisas erradas – e, se parecer inadequado, é sempre importante conversar com um médico sobre a exploração de um diagnóstico adicional.

2. icterícia:

A maioria das pessoas associa a icterícia são recém-nascidos ou adultos com problemas hepáticos. Mas um tumor cancerígeno no sistema digestivo pode bloquear rapidamente os canais biliares do corpo, o que pode causar um acúmulo de bile e resultar em icterícia. As maneiras mais fáceis de detectar icterícia são visualmente. Um indivíduo com icterícia desenvolverá um tom amarelado na pele e nos olhos, o que pode ser um indicador claro de que algo está dando errado. A icterícia em crianças é tratada como uma doença separada, mas em adultos, quase sempre está relacionada a outra condição e pode indicar câncer de pâncreas.

3. Perda de peso repentina e diminuição do apetite

Sempre que seu apetite diminuir drasticamente, vale a pena informar seu médico – porque, mesmo que não seja um sinal de câncer de pâncreas, é algo que a maioria dos cânceres resulta em algum momento. Muitas vítimas de câncer encontram-se com apetites surpreendentemente baixos devido aos seus tumores, e a perda de peso pode ser drástica e aterrorizante. Para alguns, quase pode causar sintomas reminiscentes da anorexia – portanto, se o seu corpo está perdendo peso assim e você não consegue comer, é hora de ir ao médico.

4. Comichão na pele:

Ninguém gosta de uma picada de mosquito, mas o câncer de pâncreas e os tumores que bloqueiam os ductos biliares podem causar outro tipo de coceira agravante. Acúmulo de bílis também pode causar acúmulo de sal no corpo, o que produz uma sensação de coceira na pele.

Se você não estiver experimentando quaisquer outros sintomas, uma sensação geral de coceira sob a pele pode ser aliviada pela hidratação adequada e pela redução da ingestão de sódio. Mas se o sentimento persistir, especialmente com as medidas tomadas para remediá-lo, isso pode ser um sinal de alerta de que é hora de informar alguém.

5. coágulos sanguíneos:

Este não é o caso para todos, mas algumas pessoas experimentam coágulos sanguíneos – que são acompanhados por vermelhidão, dor e inchaço nas pernas em muitos casos – antes que qualquer outro sintoma comece a aparecer.

Os coágulos sanguíneos devem sempre ser levados a sério, mas se você se encaixa no perfil demográfico do câncer de pâncreas, pode ser benéfico fazer com que seu médico o examine também, caso você comece a sentir esses sintomas. Coagulação pode ser um dos primeiros sintomas do câncer de pâncreas, e pegá-lo cedo pode ser fantástico para a sobrevivência.

6. dor nas costas:

Este sintoma muitas vezes é negligenciado porque muitas das pessoas na faixa etária demográfica que o câncer de pâncreas mais comumente afeta já lidam com várias dores no corpo e dores. Tal como acontece com a maioria dos tumores cancerígenos, a pressão do tumor em crescimento pode causar desconforto. Para alguns, isso resulta em uma dor no meio das costas quando o tumor pressiona os órgãos nessa área.

7. Descoloração da urina

Pode haver várias razões para a urina descolorida. Como a dor no estômago, a urina de cor escura pode ser o resultado de uma úlcera, ou pode ser causada por qualquer coisa, desde o diabetes mencionado anteriormente, até uma hidratação deficiente. Quanto mais desidratado for um indivíduo, mais escura será a sua urina.

Assim como a icterícia, coceira na pele e fezes descoloridas, o bloqueio do ducto biliar pode causar acúmulo de bilirrubina e bile para se manifestar em sintomas fáceis de detectar. Se a urina parece ser marrom escuro, especialmente quando combinada com outros sintomas, é importante não esperar que isso passe. Ir ao médico imediatamente, especialmente se você se encaixa no perfil de alguém com probabilidade de ter câncer de pâncreas, pode ajudar com um diagnóstico precoce e, possivelmente, até mesmo salvar uma vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Sinais que você está comendo muito açúcar e como reduzir

10 Coisas que as unhas podem dizer sobre a saúde