A causa mais comum de processos inflamatórios nos órgãos genitais femininos são agentes infecciosos (incluindo doenças sexualmente transmissíveis) – bactérias, vírus, fungos. Sua introdução e reprodução contribuem para o equilíbrio perturbado da microflora vaginal.
A microflora vaginal normal é representada principalmente por bactérias do ácido láctico – lactobacilos. Se abaixo da influência de certos fatores como imunidade reduzida, desordens endócrinas e hormonais, antibióticos, modificações frequentes de parceiros sexuais, fracasso para seguir regras de higiene, etc.

A proporção de lactobacilos na microflora vaginal diminui, então o número de patógenos que causam a inflamação da membrana mucosa aumenta. Os tipos mais comuns de infecções vaginais são:
vaginose bacteriana – mais de 50% das mulheres consultam os médicos sobre isso;
candidíase (candidíase) – cerca de 25% das mulheres sofrem desta infecção fúngica causada por fungos microscópicos do gênero Candida;
vaginite não específica (colpite) – ocorre sob a ação de estafilococos, estreptococos, enterococos, Proteus, intestinais ou Pseudomonas aeruginosa;
tricomoníase (vaginite trichomonas) – o líder entre doenças sexualmente transmissíveis.
Um ou mais dos seguintes sintomas indicam a presença de uma infecção vaginal:
- corrimento vaginal invulgar;
- líquido com um odor desagradável;
- dor durante a relação sexual;
- irritação, coceira ou vermelhidão da vagina e a área ao redor;
- dor ao urinar;
- inchaço dos lábios.
Remédio Natural Para Tratar Infecção Vaginal:
Agora que você conheceu o que é infecção vaginal e suas causas, confira em mais detalhes um excelente remédio caseiro para combate-la:
INGREDIENTES:
- 3 colheres de chá de flores secas de camomila;
- 1 xícara de água fervente.
MODO DE PREPARO:
Para fazer o chá, você só precisa por as flores secas de camomila na xícara de água fervente e deixar por 5 minutos. Em seguida, coar e tomar.
A planta contém propriedades antimicrobianas e calmantes, podendo ser consumida como chá ou no banho de assento para alivio dos sintomas e combate a infecção vaginal.
Como Prevenir a Infecção Vaginal:
Mantenha a área genital limpa e seca para prevenir o desenvolvimento de infecções (lavagem diária com sabonete suave e inodoro (por exemplo, glicerina) é recomendada, assim como enxágue e limpeza completos)
Use roupas íntimas soltas, como calcinhas de algodão ou com uma inserção de algodão, para garantir a circulação do ar e manter a área genital seca.
Esfregue da frente para trás depois de urinar ou defecar para evitar a transferência de bactérias